segunda-feira, 6 de julho de 2009

Usina Urbana - aniversário de 80 anos do gasômetro


minha parte em andamento na exposição;
mais informações e fotos do evento em: http://usinaurbana.blogspot.com/

Ao ser proposta uma intervenção que explorasse a linguagem da arte urbana sobre a estrutura cenográfica da exposição comemorativa dos 80 anos da Usina do Gasômetro, é como se os artistas viessem a intervir na própria superfície da cidade. Uma cidade simbólica que habita a usina que por sua vez habita a cidade.
Apropriar-se do espaço de uma exposição existente é uma forma de instigar a questão do lugar dessa arte cuja essência é a transitoriedade e o efêmero. É algo que mais que o lugar ou a forma, questiona a validade dos valores da permanência na sociedade contemporânea.
Uma pintura em um muro da cidade é uma obra em transformação constante; há a ação do tempo transformando as cores e diluindo as linhas, há o “atropelamento” de outros artistas, pixadores ou propagandas e há até mesmo a própria extinção da obra por alguma insensível camada de tinta branca.
Para desespero de uns e deleite de outros o efêmero é a prerrogativa que pauta o que é a intervenção artística urbana, uma arte viva e mutável. Apenas o registro de fotografias e publicações ou os cânones são capazes de dar permanência a essa manifestação. Ao entrar no museu está instaurado o valor artístico da obra. Aquilo que passava desapercebido pelas ruas, ao ser enquadrado na galeria passa a ser visto com outro olhos e adquire um novo valor. Afinal que valor é esses? É do objeto em si ou um valor imposto.
Essa exposição poderia se transformar constantemente, ser enriquecida com novos traços e idéias todos os dias ou até mesmo virar algo completamente novo e vir a ser simplesmente pano de fundo para uma nova cena da cidade.
Com 1 milhão de visitantes por ano, a Usina do Gasômetro contempla em sua programação parceria com grupos de teatro locais, mostras de cinema, artes plásticas, fotografia e oficinas abertas a comunidade. A Usina é um dos principais pólos culturais da arte e símbolo da cidade de Porto Alegre.
Artistas convidados:
Trampo
Mateus Grimm
Lidia Brancher
Paula Plim
Jamaikah
Nina Moraes
Eduardo Guspe
Geraldo Tavares
Jonathan Peres (JotaPAX)
Leopold Kunrath
Celo
Sirilo
Lucas
Ítalo (Holie)
Jacson
Bina
Careca
Erick
Lemas
Vanessinha
True

Nenhum comentário: